Mercado Escola UFMS realiza Café da Manhã das Mulheres no assentamento Estrela
Evento que celebrou o protagonismo feminino na Agricultura Familiar foi promovido pelo Mercado Escola UFMS, através dos projetos Profor-EXT UFMS e Inova Campo MS no Assentamento Estrela, em Campo Grande. O Café da Manhã das Mulheres contou com palestras inspiradoras, apresentação de políticas públicas, tecnologias e estratégias voltadas à comercialização e fortalecimento da produção rural feminina.
A programação iniciou com a apresentação do Mercado Escola da UFMS, feita pela Prof.ª Aline Gomes da Silva, que mostrou oportunidades que o Mercado Escola proporciona aos agricultores e o acesso a infraestrutura da instalação na Cidade Universitária, em Campo Grande. Em seguida, Marina Ricardo Nunes Viana contou sua trajetória como assentada e superintendente regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ricardo Alves, apresentou oportunidades de crédito para produtores que a Cooperativa Sicredi pode proporcionar. Denise de Miranda, abordou a agregação de valor e comercialização regularizada dos produtos. Por fim, Prof. Alessandro Arruda (OBCOOP/UFMS), apresentou o aplicativo “Mercado Solidário”.
Débora Aline, agente local de formação do Profor-EXT UFMS, moradora e produtora local, fala sobre a importância do evento para o Assentamento Estrela, “Nos reunimos no Café da Manhã das Mulheres para falar um pouquinho sobre a história delas na agricultura familiar, e é importante empoderar as mulheres a continuar nessa luta que não é fácil. Eu cresci aqui e hoje a gente está aqui na batalha, mostrando para elas o projeto, e espero que possa inspirar a conhecer e a continuarem na luta, aqui no Assentamento”.

Débora Aline durante Café da Manhã das Mulheres
A Coordenadora do Mercado Escola, Prof.ª Aline Gomes da Silva, afirma que a importância da conexão da Universidade com a comunidade através do evento foi um marco para o Mercado Escola, “A realização do Café da Manhã das Mulheres na Agricultura Familiar pelo Mercado Escola foi um marco importante para fortalecer a conexão entre universidade, campo e comunidade. O evento não apenas promoveu a troca de experiências e saberes entre mulheres que atuam diretamente na produção de alimentos, mas também reforçou o papel do Mercado Escola como espaço de formação, valorização da produção local e incentivo ao empreendedorismo rural.”

Professora Aline durante apresentação do Mercado Escola
“Para o projeto, foi uma oportunidade de ampliar seu alcance social, escutar as demandas das agricultoras e, principalmente, construir soluções conjuntas que fortaleçam a comercialização justa e a segurança alimentar. Já para a comunidade, especialmente para as mulheres, o evento foi um espaço de reconhecimento, acolhimento e empoderamento. Quando criamos ambientes onde as mulheres podem falar, trocar e aprender umas com as outras, contribuímos diretamente para uma agricultura mais sustentável, justa e igualitária”, conclui a Professora Aline.
As participantes foram incentivadas a levarem um produto que comercializam, com o intuito de compartilhar, inspirar e fortalecer ideias entre produtoras. O evento aproximou a rede de apoio às mulheres do campo e o apoio ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.
Marina Nunes, assentada da reforma agrária, professora e Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar de Mato Grosso Sul, contribuiu com sua trajetória e reafirmou a atenção dos gestores para as mulheres do campo, “É muito importante o que foi feito aqui, trazer esse coletivo de gestores que estão pensando justamente em como é que as mulheres podem crescer. Para mim foi uma honra, inspirar essas mulheres na trajetória que eu tenho na agricultura familiar, sendo mulher camponesa, professora e mãe.”
Denise Miranda, representante da Agraer, ressaltou a importância da regularização dos produtos, “Temos que conversar com os agricultores sobre a importância da regularização e formalização dos produtos. Tem muita diversidade sendo produzida e às vezes essa diversidade não chega no mercado consumidor ou ela não está sendo transformada em renda para as famílias”.
Durante o evento, o Vereador Landmark destacou a relevância das ações integradas entre poder público, Universidade e comunidades rurais, “A Universidade Federal vindo até o assentamento aproxima a comunidade ao Mercado Escola e dos arranjos produtivos da agricultura familiar aqui de Campo Grande. Então essa iniciativa é estratégica para o Mercado Escola que traz a Universidade nas comunidades e nos assentamentos.
O sucesso do Café da Manhã das Mulheres na Agricultura Familiar reforça o compromisso do Mercado Escola, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e de seus parceiros com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar, com atenção especial às mulheres que constroem, todos os dias, o serviço alimentar no campo sul-mato-grossense.
Para mais informações siga o Mercado Escola nas redes sociais: @mercadoescolaufms
Confira a Galeria de fotos do evento abaixo:
- Café da manhã servido as mulheres no início do evento.
- Café da manhã servido as mulheres no início do evento.
- Café da manhã servido as mulheres no início do evento.
- Professora Aline apresenta o Mercado Escola UFMS
- Produtos das participantes expostos.
- Estagiária, Lorrayne Stefany do Profor-EXT coleta dados para certificado de participação
- Participantes assistem a palestra
- Autoridades reunidas no início do Café da Manhã das mulheres
- Débora Aline, agente formadora do Profor-EXT UFMS
- Professor Alessandro Arruda apresenta o aplicativo Mercado Solidário
- Participantes assistem a palestra
- Participantes assistem a palestra
- Oficina de massinha foi oferecida para as crianças
- Participantes assistem a palestra
- Bolsistas do Profor-EXT UFMS e Inova Campo MS
- Participantes do Café da Manhã das Mulheres reunidos
Texto e Fotos: Arthur Ayres, Estagiário do Profor-EXT UFMS