Mercado Escola da UFMS realiza roda de conversa com produtores sobre Setembro Amarelo

Postado por: ARTHUR PENNA AYRES

Na última quinta-feira, 25 de setembro, o Mercado Escola da UFMS promoveu uma roda de conversa com os produtores que comercializam na Cidade Universitária. A atividade teve como tema central “Como apoiar alguém em sofrimento” e integrou a programação do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à conscientização e prevenção do suicídio.

Além do diálogo, foi oferecido um café da manhã de acolhimento aos participantes, fortalecendo o espírito de comunidade entre os produtores e o projeto.

A roda de conversa foi mediada pela psicóloga Laura Helena Sant’Anna e pela estudante de Psicologia Fernanda Seron, estagiária do Mercado Escola da UFMS e idealizadora da iniciativa. O encontro proporcionou um ambiente seguro e de escuta, no qual os produtores puderam compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e receber orientações práticas sobre como identificar sinais de sofrimento emocional e como oferecer apoio adequado.

Laura e Fernanda mediam roda de conversa

“Organizar o evento veio a partir da campanha mas também em conjunto com os  produtores, foi preciso elaborar uma roda de conversa que mobilizasse positivamente o Mercado Escola afim de que se criasse naturalmente um espaço acolhedor entre a equipe e os produtores, foi tudo organizado com delicadeza junto à psicologa Laura para que tudo corresse de forma leve e acolhedora”, ressalta Fernanda.

“O setembro amarelo apesar de muito popular ainda precisa de um tato mais aguçado pra ser conversado, falar sobre suicídio e prevenção é muito necessário, mas é preciso que se tenha um olhar cuidadoso ao tratar, o mais importante de tudo é ser acolhedor e tratar o assunto sem julgamentos, a ideia da roda de conversa proposta foi abrir um espaço para que isso seja conversado, sobre como tratar esse assunto e o que fazer caso o sofrimento psicológico seja um problema de risco para si ou para o próximo”, finaliza Fernanda.

Com a ação, o Mercado Escola da UFMS reafirma seu papel não apenas como espaço de comercialização e aprendizado, mas também como um projeto de formação cidadã e cuidado com a saúde mental, promovendo a valorização da vida e o bem-estar coletivo.

Procure ajuda – Em Campo Grande, o GAV (Grupo Amor Vida) presta apoio emocional gratuito a pessoas em crise por meio de atendimento telefônico pelo número 0800 750 5554. Vítimas de depressão e demais transtornos psicológicos podem buscar ajuda no Núcleo de Saúde Mental, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou pelos telefones 141 e 188 CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da PM e 193 dos Bombeiros, que ajudam pacientes a romper o silêncio.

Texto e Fotos: Arthur Ayres, bolsista de Comunicação do Mercado Escola da UFMS.