Curso de Compotas de doces é realizado nos Assentamentos Mutum e Avaré promovido pelo Mercado Escola da UFMS

Postado por: ARTHUR PENNA AYRES

O Curso de compotas de doces promovido pelo Mercado Escola UFMS, através dos projetos Profor—EXT UFMS e Inova Campo MS, foi realizado no último sábado (12), nos Assentamentos Mutum e Avaré, em Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo. Capacitou produtores locais desde o preparo das frutas até o armazenamento das compotas, e passou por todos os processos da produção.

A capacitação foi uma demanda das comunidades e preparou 19 produtores para produção, armazenamento e legislação de compotas. Camila Oliveira, agente local de formação do Profor-EXT UFMS, moradora e produtora local, destacou a importância da capacitação para a comunidade: “A comunidade pediu o Curso de compotas artesanais e nós do projeto atendemos, e foi maravilhoso. Os produtores conseguiram tirar dúvidas sobre armazenamento em potes de vidro, duração dos doces e colocaram a mão na massa na parte prática do curso”.

A primeira parte teórica apresentou a importância da agroindustrialização visando agregação de valor as frutas locais e redução das perdas pós-colheita e sobre boas práticas de fabricação e a manipulação de alimentos. A parte prática contou com a elaboração de doce em calda de mamão verde; e compota de goiaba e de abacaxi. As compotas possuem menor teor de açucares, ácido cítrico foi adicionado as compotas para garantir a segurança dos vidros.

“A participação da comunidade foi surpreendente, os participantes foram divididos em três grupos para a produção das compotas de frutas, realizaram a esterilização dos frascos de vidro e todas as etapas do processamento. As amostras de compotas foram coletadas para analisar o pH e o teor sólido dos solúveis (°Brix) para verificar as características associadas com a garantia da qualidade”. Ressalta a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, e Ministrante do Curso, Raquel Pires Campos.

Produtores pesam e armazenam as compotas com auxílio da Professora Raquel

A professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, coordenadora do Mercado Escola, Aline Gomes da Silva, explicou a relevância da ação para os produtores locais. “Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos participantes da formação permitem que frutas sejam conservadas por mais tempo, além de representar uma forma de agregar valor a produção e diversificar a renda das famílias na agricultura familiar.”

Além de capacitar os produtores, a iniciativa contribui diretamente para produção local e o fortalecimento da autonomia financeira das famílias da região. “Atualmente temos 8 assentamentos em 5 municípios de Mato Grosso do Sul sendo atendidos pelas ações dos nossos projetos. Além de dar continuidade nas formações e fortalecer nossas ações nos assentamentos já atendidos, buscamos também ampliar o número de assentamentos e famílias atendidos pelos projetos.”, finaliza a professora Aline Gomes da Silva, sobre os projetos.

Produtores preparam Compota de goiaba durante o Curso

Para mais informações sobre as ações do Mercado Escola da UFMS, acompanhe nossas redes sociais: @mercadoescolaufms.

Texto e Fotos: Arthur Ayres, bolsista do ProforEXT/ UFMS.