Mercado Escola promove Curso de Boas Práticas de Produção de Queijos Artesanais no Assentamento Eldorado
No último sábado, 24 de maio, o Mercado Escola da UFMS através dos projetos Profor-EXT UFMS e Inova Campo – MS promoveu o Curso de Boas Práticas de Produção de Queijos Artesanais. Realizado na Escola Municipal João Batista, no Assentamento Eldorado, em Sidrolândia.
O curso contou com a participação de 24 agricultores que foram capacitados com maneiras de higienização, regulamentação, orientação de vendas e com práticas de produção de queijos. O curso foi ministrado pela Professora Marcela de Rezende Costa, Professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia na UFMS, com organização da Estagiária de Engenharia de Alimentos do Mercado Escola, Nicole Funes.

Professora Marcela Ministra parte prática do Curso
Professora Marcela de Rezende Costa, ressaltou o preparo para o Curso e a participação da Comunidade, “O curso foi pensado para atender a expectativa do pequeno produtor que normalmente produz para família, ou no máximo distribui para o vizinho e pequenos conhecidos. O intuito do curso foi a ensinar a manipulação do queijo com higiene. Desde a ordenha até o produto, pensando na higiene da pessoa que tá fazendo, da vestimenta, do local, para obter um queijo que seja seguro para consumo, mas ao mesmo tempo estimulá-los a daqui a um tempo, se tiver uma produção de leite, uma produção maior de queijo, buscar a regularização”.
A Estudante de Engenharia de Alimentos e Estagiária do Mercado Escola, Nicole Funes afirma que o preparo do Curso foi trabalhoso mas que valeu a pena, “A preparação foi bem cuidadosa. A gente se preocupou em montar um material acessível, pensando na realidade dos produtores. Usamos como base uma cartilha que foi feita especialmente pra esse curso, com linguagem simples e bastante visual, mostrando passo a passo os cuidados desde a manipulação do leite até o armazenamento do queijo”.
“Os próprios produtores trouxeram para o Mercado escola a demanda, principalmente na parte das Boas Práticas na fabricação de queijo. Então, a partir disso, pensamos em organizar um curso que realmente pudesse ajudar eles na produção, tirando dúvidas e mostrando os cuidados necessários pra garantir qualidade e a segurança do produto”, finaliza Nicole.

Gaspar durante participação no Curso
Gaspar Martins Barbosa Caetano, morador desde 2008 do Assentamento Eldorado, participou da capacitação e ficou contente com o preparo disponibilizado através do Curso, “Uma coisa que a gente muitas vezes sabe fazer queijo, mas manipular o produto de alimentação, ele não é fácil, porque você tem que sempre tá adquirindo novos saberes. Para saber que precisa resguardar a qualidade do produto e foi o que a professora deixou muito claro durante o curso. Resguardar a qualidade na linha do queijo ou de qualquer produto que você consiga zerar a contaminação, você tem um produto final de qualidade, sendo para comer ou para comercializar”.
“Então, é necessário sim esse curso foi muito bom que trouxe vários conhecimentos novos e amplia também a possibilidade de estarmos comercializando o produto mais tarde”, conclui Gaspar.

Roda de Conversa reuniu jovens do Assentamento e Egressos da Universidade
O Mercado Escola UFMS promoveu também uma Roda de Conversa com jovens do Assentamento sobre oportunidades de Ingresso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e contou com a participação de egressos e estudantes que colaboraram com suas experiencias dentro da Universidade.
As moradoras e agentes locais de formação do Profor-EXT UFMS, Layane Maysa e Amanda Tavares, ambas de 18 anos, reforçam a importância do Curso para a comunidade e a conversa com a juventude, “Mas a importância de trazer esse curso pra cá, é para as pessoas saberem como devem trabalhar e como fazer um produto saudável e sem contaminação. Porque muitas vezes as pessoas fazem os queijos repetidamente e como ganha-pão, importante esse preparo técnico de como que fazer, como armazenar e qual a forma correta fazer. A roda de conversa foi importante porque é um projeto da UFMS e falam bastante da Universidade e o pessoal aqui valoriza muito”.

Agentes de Produção Local: Layane e Amanda
Adriely Rodrigues, Residente do Mercado Escola, reafirma o compromisso do Mercado Escola com as comunidades e com os Agentes Locais de Produção, “Essas formações são de extrema importância para os assentados, pois possibilitam o aprendizado sobre o manejo correto e a elaboração de um produto de qualidade. Além disso, conseguimos apresentar novidades e técnicas que eles poderão aplicar na produção do dia a dia”.
“Tivemos também a oportunidade de conversar sobre Sonhos e Metas com os jovens do assentamento. Propusemos uma reflexão sobre a possibilidade de transformar seus sonhos em realidade, o que gerou importantes diálogos sobre a educação no assentamento. Muitos jovens expressaram o desejo de sair para cursar o ensino superior e, posteriormente, retornar ao assentamento para aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade”, conclui Adriely.
A realização do Curso de Boas Práticas de Fabricação de Queijos Artesanais reforça o compromisso do Mercado Escola, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e de seus parceiros com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar, com atenção especial aos agricultores familiares que produzem no campo, todos os dias, alimentos para a sociedade sul-mato-grossense.
Para mais informações acompanhe o Mercado Escola nas redes sociais: @mercadoescolaufms
Texto e Foto: Arthur Ayres, bolsista de Comunicação do Mercado Escola UFMS